terça-feira, 22 de agosto de 2017

Memória Cultural de Tejuçuoca II - Cordelista Dadá


JOAQUINA EDUARDA ALBUQUERQUE SOUSA
(Dadá)


     JOAQUINA EDUARDA ALBUQUERQUE SOUSA (Dadá) nascida no dia 16/02/1939, no atual município de Tejuçuoca, que fica situado na Região Norte do Estado do Ceará.  Filha de agricultores, sempre viveu no Sertão. É conhecedora de todas as adversidades que o povo nordestino passa.

            Quando Jovem sempre ajudou sua família, enquanto estudava em Tejuçuoca, mesmo com as poucas expectativas existentes em sua região, Dadá foi capaz de buscar forças e se destacar em sua localidade. Sempre muita religiosa, atuou fortemente para o desenvolvimento religioso local, sempre contribuindo para que a paroquia de São Pedro se tornasse local de acolhimento para os filhos desta terra.
            Como profissional sempre contribuiu para o desenvolvimento de Tejuçuoca, ingressou como funcionária pública municipal, onde exerceu grande serviço. Iniciou sua vida de Cordelista em 1989, época em que Tejuçuoca se tornara município.  Desde então foi autora de diversos cordéis, onde descreve com amor o caminho percorrido por este novo município, sendo vencedora de diversos concursos culturais locais, entre eles podemos citar: O BODE DO SERTÃO: II FESTA DO TEJUBODE; TEJUÇUOCA UMA VOZ VERDADEIRA, A VOZ DA MULHER e o CORDEL DO FEIJAO DA DADÀ DE TEJUÇUOCA. Além de cordelista a mesma tornou-se uma das poucas escritoras do município de Tejuçuoca, é autora do livro: O Passado no Presente.
            Demostrando-se uma mulher de fibra e que não está disposta a parar, a mesma continua fazendo paródia, teatro, participando de grupos da melhor idade e é atualmente empreendedora no ramo de vestuários, onde mantém uma loja de roupas e perfumaria  que funciona diariamente, contribuindo assim mais uma vez para o desenvolvimento de seu tão amado município.


CLIQUE PARA VER OS CORDÉIS DA DONA DADÁ





Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário


Visualizações